Nosso Colégio





"O Espaço Aberto iniciou suas atividades na primeira metade da década de 90 como curso pré-vestibular. Fugindo das características de massificação dos cursinhos da época, o Espaço Aberto aproximou alunos de professores, revolucionou a área e rapidamente conquistou respeito na cidade de Fortaleza. 

Rubem Alves, pensador da educação brasileira, costuma dizer que existem dois tipos de escolas: as que são gaiolas e as que são asas. De acordo com esse educador, escolas gaiolas são aquelas que existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo, pois pássaros engaiolados são pássaros sob controle. 

Em 21 de fevereiro de 1996, o Espaço Aberto tomou a decisão de tornar-se escola, e fazendo jus ao seu próprio nome, optou por ser uma escola-asas. Sabemos que o voo é próprio dos pássaros e que não pode ser ensinado, apenas encorajado. Pensando assim, procuramos sempre dar aos nossos alunos incentivo e coragem de voar para espaços cada vez mais abertos. Esta é a diretriz principal de nosso trabalho. Todas as nossas ações são direcionadas para dar ao aluno uma maior autonomia no seu processo de crescimento pessoal. 

Nossa escola é diferente. Não tem sirenes, nem toques. Somos uma escola inclusiva. Não temos salas lotadas. Procuramos conhecer todos os nossos alunos, pois no Colégio Espaço Aberto aluno não é número, ele é conhecido pelo seu nome. Incentivamos a capacidade de pesquisa e do “aprender fazendo” através de nossas Produções e Feiras de Conhecimento. 

No Espaço Aberto, trabalhamos as relações e o moderno conceito de “não deixar nenhum aluno para trás”. Não acreditamos no modelo que impera em Fortaleza, o das turmas especiais. Sabemos que é possível ter êxito nos vestibulares sem recorrer a um modelo que segrega pessoas. No ENEM 2009, já subimos para a segunda maior média entre as escolas do Ceará na prova objetiva. Além dos excelentes resultados obtidos em vestibulares nos últimos anos, em 2010 eles já estão aparecendo. Recentemente tivemos a feliz notícia de que nossa aluna, Odete Costa Lima, foi a primeira colocada no concorrido vestibular de MEDICINA e obteve a maior média geral da Universidade Federal de Campina Grande. 

Em 2014 completamos 18 anos. Somos uma escola adolescente que, em poucos anos, viu suas propostas diferenciadas se consolidarem. Uma Escola Moderna, que continua tendo a coragem de traçar seu rumo, acreditando em suas ideias e convicções. Desejamos que, neste ano e nos próximos, nosso trabalho continue gerando bons frutos e que nossas ações pedagógicas possibilitem aos nossos alunos vôos cada vez mais altos.