segunda-feira, março 26, 2012

Agenda dia 26/03/2012

2º ano – Ensino Fundamental I

1.Inglês (1 aula)=
Tarefa de sala – Aplicação APP. 3 e entrega das APP. 1 e 2.  Livro Pp. 19 e 20.
2. História (2 aulas) =
Tarefa de sala – OE (q.1 a 5).
Tarefa de casa – OE (q.6 a 10).
3. Matemática (2 aulas) =
Tarefa de sala – APP. 3 e OE (q.1 a 3).
Tarefa de casa – OE (q. 4 a 6).

3º ano – Ensino Fundamental I

1. Matemática (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Revisão.
Tarefa de sala – OE (q. 1 e 2), Cc. P. 70 (q.5).
Tarefa de casa – OE (q.3 e 4).
2. GEOGRAFIA (2aulas) =
Conteúdo de sala – Revisão.
Tarefa de sala – OE (q.1 e 2).
Tarefa de casa – OE (q. 3 e 4).
3. INGLÊS (1 aula) =
Tarefa de sala – Aplicação APP. 3.
Tarefa de casa – Livro P. 23, estudar unidade 1 e 2.

4º ano – Ensino Fundamental I

1. CIÊNCIAS (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Bactérias.
Tarefa de sala –  Pp. 44 a 48, OE (q. 6 a 11).
Tarefa de casa – OE (q. 1 a 5).
 2. MATEMÁTICA (2aula) =
Conteúdo de sala – Revisão p/ AD 1 e OE.
Tarefa de sala – O.E exercício 1 ao 5. Aplicação APP3.
Tarefa de casa – Concluir a OE.
3. INGLÊS (1 aula) =
Tarefa de sala – Aplicação APP3.
Tarefa de casa – Livro Pp. 18 e 20), Estudar unidade 1 e 2.

5º ano – Ensino Fundamental I

1. MATEMÁTICA (2aula) =
Conteúdo de sala –  Revisão para AD1 e OE.
Tarefa de sala –  OE exercício 1 a 4 e Aplicação APP3.
Tarefa de casa – Concluir a OE.
2. INGLÊS (1 aula) =
Tarefa de sala – Aplicação APP3.
Tarefa de casa – Livro Pp. 17 e 20.
3. CIÊNCIAS (2 aulas) =
Conteúdo de sala –  Origem da vida.
Tarefa de sala –  APP3  OE, livro p.47 Aplicação APP3.
Tarefa de casa – Pp. 46 e 48.

ano – Ensino Fundamental II
1. CIÊNCIAS (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Aprofundamento – Resolução de exercícios.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.
2. DESENV. RELACIONAL (1 aula) =
Conteúdo de sala – Beleza Interior.
Tarefa de sala – Dinâmica – Defeitos.
Tarefa de casa – P. 11.
3. MATEMÁTICA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Revisão para AD1.
Tarefa de sala – Pp. 64 e 65.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.
2. INGLÊS (1 aula) =
Conteúdo de sala – Aprofundamento.
Tarefa de sala – APP3.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.

ano – Ensino Fundamental II

1. DES. RELACIONAL (1 aula) =
Tarefa de sala – Pp. 10 e 14.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.
2. MATEMÁTICA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Potenciação de Números Racionais.
Tarefa de sala – Pp. 105 (q. 1 a 4), p. 108 (q. 1 a 3) e p. 110 (q. 1 a 3).
Tarefa de casa – Estudar para AD1.
1. INGLÊS (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Simple Present; Aprofundamento.
Tarefa de sala – APP3.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.

ano – Ensino Fundamental II

1. MATEMÁTICA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Revisão para AD1.
Tarefa de sala – Atividade no quadro.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.
2. INGLÊS (1 aula) =
Conteúdo de sala – Aprofundamento.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.
3. PORTUGUÊS (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Aprofundamento.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.

ano – Ensino Fundamental II
1. INGLÊS (1 aula) =
Conteúdo de sala – Aprofundamento.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.
2. GEOGRAFIA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Temas 2 e 3: Globalização Meio Ambiente e Organizações Econômicas.
Tarefa de casa – P. 46 (q. 4c, 4f ). Estudar para AD1.
3. FÍSICA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Resumo Geral e Exercícios.
4. BIOLOGIA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Relações Ecológicas e Sucessões Ecológicas.
Tarefa de sala – APP3.
Tarefa de casa – Estudar para AD1.


1º ano – Ensino Médio – Turma 1

1. QUÍMICA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Resolução de exercícios.
Tarefa de sala – APP 3.
Tarefa de casa – Pp. 115 e 116 (q. 1 a 6).
2. FÍSICA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Resolução de questões.
Tarefa de casa – P. 61 (q. 14 e 16) e questão no caderno.
3. BIOLOGIA (1 aula) =
Conteúdo de sala – DST’s.
Tarefa de casa – Caderno de atividades pp. 191 (q. 6) e 192 (q. 11 e 12).


1º ano – Ensino Médio – Turma 2

1. FÍSICA (1 aula) =
Conteúdo de sala – MRUV e queda livre.
Tarefa de sala – Estudo de várias maneiras de resolver a p. 61 (q. 71).
Tarefa de casa – P. 61 (q. 71) – pensar e fazer de mais 3 maneiras diferentes das feitas em sala.
2. BIOLOGIA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Métodos anticoncepcionais e DST’s.
Tarefa de casa – Caderno de atividades pp. 191 (q. 6), 192 (q. 11, 12 e 15) e 193 (q. 16 e 18).
3. QUÍMICA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Resolução de exercícios.
Tarefa de sala – APP 3.
Tarefa de casa – Pp. 115 e 116 (q. 1 a 6).

2º ano – Ensino Médio – Turma 1

1. FÍSICA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Resumo geral e exercícios.
Tarefa de casa – Estudar para AD 1.
2. GEOGRAFIA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Chuva e problemas ambientais.
Tarefa de casa – P. 137 (q. 2 – itens a, b, 3 – item b).
3. GRAMÁTICA (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Orientação de estudos (Power Point).
Tarefa de sala – APP 3.
Tarefa de casa – Estudar para AD 1.


2º ano – Ensino Médio – Turma 2

1. BIOLOGIA (2 aulas) =
Tarefa de sala – Pp. 295 a 297.
Tarefa de casa – P. 292 (q. 1 a 6).
 2. GEOGRAFIA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Chuvas e problemas ambientais locais.
Tarefa de casa – P. 137 (q. 2 – itens a, b, 3 – item b).
3. GRAMÁTICA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Objeto direto e indireto/ Adjunto adverbial.
Tarefa de sala – Orientação de estudos (Power Point).
Tarefa de casa –  Estudar para AD 1.
4. FÍSICA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Resumo geral e exercícios.
Tarefa de casa – Estudar para AD 1.

3º ano – Ensino Médio

1. GEOGRAFIA (1 aula) =
Conteúdo de sala – Geografia e poder – Divisão internacional/ Comércio exterior.
Tarefa de casa – Pesquisa sobre desindustrialização: 1. O que é? 2. Quem causa? 3. Quais conseqüências? 4. Como o processo afeta ao Brasil?
2. FÍSICA I (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Resolução de questões.
Tarefa de casa – Atividade no quadro.
3. BIOLOGIA II (1 aula) =
Conteúdo de sala – Sistema respiratório.
Tarefa de sala – Fazer resumo sobre sistema respiratório.
4. DESENVOLVIMENTO RELACIONAL (1 aula) =
Conteúdo de sala – ENEM/ SISU.
1. BIOLOGIA I (2 aulas) =
Conteúdo de sala – Herança e sexo.
Tarefa de sala – Correção da PS.
Tarefa de casa – Exercício 2 de Genética 27/2/2012 Prof. Fred Becco pag.1
 1. Em ervilhas o caráter semente lisa é condicionado por um gene dominante R e semente rugosa pelo seu alelo recessivo r. Quais são as proporções genotípica e fenotípica obtidas na autofecundação de uma variedade comprovadamente heterozigota?
2. Suponha que você tenha em seu jardim exemplares da mesma espécie de ervilha utilizada por Mendel em seus experimentos. Alguns desses exemplares produzem
sementes lisas e outros, sementes rugosas. Sabendo que a característica "lisa" das sementes da ervilha é determinada por um alelo dominante L, portanto por genótipos LL ou Ll e, sabendo ainda, que as flores são hermafroditas e que sementes produzidas por autofecundação são viáveis,
a) planeje um cruzamento experimental entre flores de exemplares diferentes que lhe permita determinar se uma planta que produz sementes lisas é homozigota ou heterozigota para esse caráter.
b) No caso de ocorrer autofecundação em uma planta que produz sementes lisas e é heterozigota, qual seria a proporção esperada de descendentes com sementes rugosas?
3. A herança da cor do olho na espécie humana geralmente é representada simplificadamente como um par de alelos, A (dominante, determinando cor castanha) e a (recessivo, determinando cor azul). Baseando-se nessa explicação, analise as afirmações abaixo, proferidas por casais em relação à cor dos olhos de seu bebê, verificando se elas têm fundamento. Justifique sua resposta.
a) Afirmação de um casal de olhos azuis: "nosso bebê poderá ter olhos castanhos porque as avós têm olhos castanhos".
b) Afirmação de um casal de olhos castanhos: "nosso bebê poderá ter olhos azuis porque o avô paterno tem olhos azuis".
4. A talassemia é um defeito da hemoglobina em seres humanos. Ela ocorre em duas formas, (a) talassemia menor, na qual os eritrócitos são pequenos (microcitemia) e em grande número (policitemia), mas a saúde é essencialmente normal, e (b) talassemia maior, caracterizada por uma anemia severa, aumento do baço, microcitemia e policitemia, entre outros sintomas. Essa última forma geralmente culmina em morte antes de atingir a idade reprodutiva. A partir do heredograma hipotético a seguir onde os símbolos claros representam pessoas normais; os hachurados, a talassemia menor e os pretos a talassemia maior, determine o modo de herança indicando os possíveis genótipos dos indivíduos envolvidos.

5. Gatos Manx são heterozigotos para uma mutação que resulta na ausência de cauda (ou cauda muito curta), presença de pernas traseiras grandes e um andar diferente dos outros. O cruzamento de dois gatos Manx produziu dois gatinhos Manx para cada gatinho normal de cauda longa (2:1), em vez de três para um (3:1), como seria esperado pela genética mendeliana.
a) Qual a explicação para esse resultado?
b) Dê os genótipos dos parentais e dos descendentes. (Utilize as letras B e b para as suas respostas).



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