sexta-feira, março 05, 2010

Palavra do Reitor da UFC

Vejam a carta aberta a comunidade que o Reitor da UFC publicou no site da instituição esta semana:

"À SOCIEDADE - POR QUE A UFC ADERIU AO ENEM

A Universidade Federal do Ceará decidiu adotar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio, como critério de acesso a seus cursos de Graduação, por compreender que o novo sistema representa significativo avanço em relação aos vestibulares tradicionais, democratiza o acesso às Instituições Federais de Ensino Superior e influencia positivamente os demais níveis de ensino. Tal decisão só foi tomada após uma série de discussões iniciadas no primeiro semestre de 2009. Foi uma decisão amadurecida, responsável, que contou com aprovação de 14 das 15 unidades acadêmicas e do Conselho de Entidades de Base (CEB), que reúne as entidades estudantis, e também de 82% dos professores que participaram de enquete realizada pela Associação de Docentes da UFC.



Lamentavelmente, contrariando o posicionamento assumido por suas legítimas representações, um grupo de estudantes invadiu o Conselho Universitário, na reunião em que se votaria a adesão ao ENEM, obrigando o Reitor a se valer de um ato ad referendum para formalizar a adoção do novo sistema, em substituição ao antigo Vestibular. Vale dizer que, para tanto, o Reitor recebeu manifestação positiva de mais de 80% dos conselheiros presentes à reunião. Surpreende-se, agora, a sociedade cearense com a informação descabida de que 100% das vagas da UFC serão ocupadas por estudantes de outros Estados. Alarmista e desprovida de fundamento, a notícia se afigura claramente direcionada a disseminar a intranquilidade. Trata-se, antes de mais nada, de um desrespeito ao Ensino Médio cearense, ao descrevê-lo, num arroubo de provincianismo, incapaz de colocar seus alunos na Universidade pública. Maldosa e peja de inverdades, a notícia desconhece o fato de que concursos públicos, no sistema federal, sempre foram abertos ao País inteiro e nem por isso a UFC está hoje dominada pela presença de estudantes de outros Estados. Ignora, igualmente, que se, por um lado, vagas da UFC poderão ser ocupadas por candidatos de fora do Ceará (e sempre foi assim), para os estudantes cearenses se apresenta a possibilidade de ocupar qualquer uma das dezenas de milhares de vagas que o Novo ENEM abrirá em todo o Brasil, na sua próxima edição.


Os que fazem a Universidade Federal do Ceará alertam para a campanha de desinformação que se esboça e chamam a atenção para o fato de que, dentre seus personagesmos que, em 2007 e 2009, invadiram a Reitoria, para protestar contra a adesão da UFC ao REUNI – programa que vem propiciando a expansão das Instituições Federais de Ensino Superior –, o que significa mais vagas e novos cursos de graduação e pós-graduação, mais pesquisas e atividades extensionistas, mais professores e servidores técnico-administrativos em seus quadros, além de melhores instalações físicas e uma nova política de assistência estudantil. Caso a UFC se houvesse dobrado à pressão, hoje não teríamos 1.479 novas vagas no vestibular, 22 novos cursos, três campi instalados em diferentes regiões do Estado e cerca de 400 novos professores e 180 novos servidores técnico-administrativos. Derrotada pela fragilidade de seus próprios argumentos, essas forças se reagrupam e voltam a investir contra a Universidade, maior patrimônio científico e cultural do Ceará, cabendo a todo o povo cearense defendê-la."


Jesualdo Pereira Farias
Reitor

Nenhum comentário: