sábado, março 06, 2010

Resumo de Física n. 6 do 2º ano

CLASSE

     • MEDIDA DA CORRENTE ELÉTRICA
     • POTENCIA ELÉTRICA
     • ENERGIA ELÉTRICA
     • UNIDADES
RESOLUÇÃO DOS PROPOSTOS 92, 93, 94, 95, 96 e 97
RESOLUÇÃO DOS TESTES DA PÁGINA 113

CASA
PROPOSTOS PÁGINA 112

GABARITO - DESCUBRA 3
AS LÂMPADAS FLUORESCENTES SÃO MAIS ECONÔMICAS QUE AS DE INCANDESCÊNCIA. POR QUÊ? COMO AS LÂMPADAS FLUORESCENTES EMITEM LUZ? É POSSÍVEL ACENDER UMA LÂMPADA FLUORESCENTE SEM LIGÁ-LA À REDE ELÉTRICA?

NO INTERIOR DO TUBO DE VIDRO DE UMA LÂMPADA FLUORESCENTE EXISTE ARGÔNIO E VAPOR DE MERCÚRIO SOB BAIXAS PRESSÕES, RAREFEITOS. NAS EXTREMIDADES DO TUBO ENCONTRAMOS FILAMENTOS (ESPIRAIS DE TUGSTÊNIO REVESTIDOS DE UM ÓXIDO EMISSOR DE ELÉTRONS) QUE FUNCIONAM COMO ELETRODOS QUE, AO SEREM AQUECIDOS, EMITEM ELÉTRONS E INICIAM A IONIZAÇÃO DAS PARTÍCULAS GASOSAS. A COR EMITIDA PELA LÂMPADA É DEFINIDA PELA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA SUBSTÂNCIA QUE REVESTE INTERNAMENTE O TUBO DE VIDRO (COMPOSTO DE FÓSFORO). COMO A EMISSÃO DESSA LUZ É FEITA SEM AQUECIMENTO APRECIÁVEL DE PARTES DA LÂMPADA, A ENERGIA ELÉTRICA UTILIZADA É TRANSFORMADA, QUASE EM SUA TOTALIDADE, EM LUZ EMITIDA. ASSIM, O RENDIMENTO DESSAS LÂMPADAS CHEGA A SER CINCO VEZES MAIOR QUE O DAS INCANDESCENTES. UMA LÂMPADA FLUORESCENTE PODE SER LIGADA APROXIMANDO-A DE UM GERADOR (VAN DE GRAFF) ONDE, NELE, O CAMPO ELÉTRICO CRIADO PROVOCA UM DDP (DIFERENÇA DE POTENCIAL) ENTRE OS PONTOS DO ESPAÇO QUE O ENVOLVE. ASSIM, O GÁS EXISTENTE NO INTERIOR DA LÂMPADA É IONIZADO POR ESSE CAMPO ELÉTRICO, PORTANTO, EMITE LUZ.

DESCUBRA 4
NAS PROPAGANDAS DE JORNAIS E REVISTAS PODEMOS ENCONTRAR TELEVISORES DE PLASMA E TELEVISORES DE LCD. O QUE É PLASMA? QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESSES DOIS TIPOS DE TELEVISOR?

VIDEOS
MB - Economia de energia eletrica 01

Mago da Física - Processos de Eletrização [Parte 1/2]

Mago da Física - Processos de Eletrização [Parte 2/2]

Nenhum comentário: