INFANTIL II | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Maria Delfino. | |
Tema do dia | Projetos: "Em Família: # uma conexão de amor" e "As Profissões - Quando eu crescer vou ser..." | |
Atividades desenvolvidas | Diálogo na roda de socialização sobre as profissões trabalhadas. Trabalho desenvolvendo a oralidade utilizando a caixa surpresa. Musicalização com a música "A Canoa Virou". | |
Tarefa de casa (PS): | ||
DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Tema do dia | Ritmos juninos. | |
Atividades desenvolvidas | Iniciando os ritmos juninos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa | |
Tema do dia | Início do trabalho das movimentações intermediárias. | |
Atividades desenvolvidas | Ginga em duplas e relógio pedagógico. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Alphabet practice. | |
Atividades desenvolvidas | Tracing the letter J. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL III | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Rebeca Furtado | |
Tema do dia | Projetos: "Em Família: # uma conexão de amor" e "As Profissões - Quando eu crescer vou ser..." | |
Atividades desenvolvidas | Trabalhamos os movimentos corporais através de músicas de fácil memorização com temas sobre o corpo. Estimulamos o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança "A joaninha que perdeu as pintinhas". | |
Tarefa de casa (PS): | ||
DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Tema do dia | Ritmos juninos. | |
Atividades desenvolvidas | Iniciando os ritmos juninos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa | |
Tema do dia | Início do trabalho das movimentações intermediárias. | |
Atividades desenvolvidas | Ginga em duplas e relógio pedagógico. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Alphabet practice. | |
Atividades desenvolvidas | Recognizing the letter I. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL IV | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Carla Acioly | |
Tema do dia | Projeto "Em Família: # uma conexão de amor." | |
Atividades desenvolvidas | Reconhecimento das cores básicas em situação de uso. Identificação de nomes próprios. Registros dos numerais em situações de uso funcional. Construção de conceitos matemáticos e resolução de situações-problemas, envolvendo a ideia de adição e subtração. Livro p. 67. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Tema do dia | Ritmos juninos. | |
Atividades desenvolvidas | Iniciando os ritmos juninos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa | |
Tema do dia | Início do trabalho das movimentações intermediárias. | |
Atividades desenvolvidas | Ginga em duplas e relógio pedagógico. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Math practice. | |
Atividades desenvolvidas | Counting to 5. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL V | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Roberta Lopes. | |
Tema do dia | Projeto "Em Família: uma conexão de amor." | |
Atividades desenvolvidas | Compartilhamos histórias e vivenciamos alguns valores como: amor, respeito, carinho e atitudes que devemos ter para uma melhor convivência em grupo. Trabalhamos a família silábica (letra P) e finalizamos a escrita de palavras no caderno de desenho. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade em folha. | |
AVISOS | ||
DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Tema do dia | Ritmos juninos. | |
Atividades desenvolvidas | Iniciando os ritmos juninos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa | |
Tema do dia | Início do trabalho das movimentações intermediárias. | |
Atividades desenvolvidas | Ginga em duplas e relógio Pedagógico. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Spelling. | |
Atividades desenvolvidas | Recognizing and using the letters E and Q. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Writing. | |
Tarefa de sala: | Putting the story in order. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Conteúdo de sala: | Ritmos juninos. | |
Tarefa de sala: | Iniciando ritmos juninos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa | |
Conteúdo de sala: | Início do trabalho das movimentações intermediárias. | |
Tarefa de sala: | Ginga em duplas e relógio pedagógico. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. ALFABETIZAÇÂO MATEMÁTICA | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Sequência das formas geométricas. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 66. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | A história não termina aqui. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 85. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Projeto "Em Família: #uma conexão de amor". | |
Tarefa de sala: | Desenvolvendo as habilidades motoras manuais. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MIND LAB | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Jogo Cat and Mice. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
1. INGLÊS | ||
Professor: | Elisangela Leite. | |
Conteúdo de sala: | This is my family. | |
Tarefa de sala: | Collective correction p. 57, book p. 67. | |
Tarefa de casa (PS): | Book p. 69. | |
3. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Vivendo bons momentos. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro p. 117. Livro pp. 118 e 119. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 120. | |
4. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Pesquisas, gráficos e tabelas. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro pp. 115 e 116. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 117 q. 26. | |
5. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Pesquisas, gráficos e tabelas. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 118 e 119. Correção coletiva "Educação Financeira" pp. 37 q. 6 e 38 até produto 2. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 120 e 121. | |
OBSERVAÇÔES: | ||
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. HISTÓRIA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: A organização das cidades. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva da atividade do caderno. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. HISTÓRIA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: A organização das cidades. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 54 a 58. | |
Tarefa de casa (PS): | "Saber e Fazer" pp. 83 e 84. | |
3. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Vista superior. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro pp. 122 e 123. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Vista superior. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 128 a 131. | |
Tarefa de casa (PS): | "Saber e Fazer" pp. 28 a 31. | |
5. INGLÊS | ||
Professor: | Elisangela Leite. | |
Conteúdo de sala: | Hooray! I feel happy! | |
Tarefa de sala: | Collective correction p. 65 q. 8, book pp. 56 to 61. | |
Tarefa de casa (PS): | Book p. 64. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Ortografia: Palavras terminadas em -ESA e -EZA. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro pp. 114 e 115. Treino ortográfico em equipe. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 115 q. 28 e 29. | |
2. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Propaganda e anúncio publicitário. | |
Tarefa de sala: | Folha padrão: Elaboração de anúncio publicitário. | |
Tarefa de casa (PS): | Leitura do paradidático. | |
3. MIND LAB | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Ilha do tesouro. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
4. INGLÊS | ||
Professor: | Elisangela Leite. | |
Conteúdo de sala: | Have a happy routine. | |
Tarefa de sala: | Collective correction p. 65, book pp. 66 to 71. | |
Tarefa de casa (PS): | Book p. 72. | |
5. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki. | |
Conteúdo de sala: | Sistema Solar: Terra, Sol e Lua. Movimentos de rotação e translação. Transmissão de movimento: polias, engrenagens e caixa de redução. | |
Tarefa de sala: | Fascículo do simulador astronômico pp. 7 a 10. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
6. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki. | |
Conteúdo de sala: | Sistema Solar: Terra, Sol e Lua, movimentos de rotação e translação.Transmissão de movimento: polias, engrenagens e caixa de redução. | |
Tarefa de sala: | Fascículo do simulador astronômico pp. 7 a 10. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Belisário. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Representação e comparação de fração. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro p. 108. Cálculo mental da p. 111. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 112 q. 20 (A, B e C). | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Belisário. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Representação e comparação de fração. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 109 e 110. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 112 q. 21. | |
3. INGLÊS | ||
Professor: | Elisangela Leite. | |
Conteúdo de sala: | The future of our planet is in our hands. | |
Tarefa de sala: | Collective correction pp. 66 and 67, book p. 73 to 75. | |
Tarefa de casa (PS): | Book p. 76. | |
4. MIND LAB | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Decifrando gestos. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Estudo do gênero Cartão-postal. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do "Saber e Fazer" pp. 61 e 62 q. 29 e 30. Atividade do livro pp. 103 a 105 q. 12 a 16. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 106 q. 17 e 18. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Os ciclos da matéria do sistema terrestre. | |
Tarefa de sala: | P. 85 q. 1 e 2. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 86 q. 4 e p. 87 q. 5, 6. | |
2. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Leitura e Interpretação. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 75 q. 1, p. 76 q. 2, 3 e p. 77 q. 4. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 82 q. 1, 2 e 3. | |
3. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Produção Textual. | |
Tarefa de sala: | Dicionário para crianças. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 89 q. 1, 2, 3. | |
4. ESPANHOL | ||
Professor: | Tamara Moraes | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Verbos irregulares en presente de indicativo. | |
Tarefa de sala: | Pp. 69 a 71. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 72 q. 12, p. 73 q. 15 e p. 74 q.17. | |
5. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos cooperativos. | |
Tarefa de sala: | Estafetas. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Leitura e Interpretação. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 72 q. 4, 5, 6, 7. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 74 q. 1 (A, B, C). | |
2. EMPREENDEDORISMO E ÉTICA | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Empreender na diferença. | |
Tarefa de sala: | Pp. 25 e 26. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. ESPANHOL | ||
Professor: | Tamara Moraes | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Los desastres naturales e La canción. | |
Tarefa de sala: | Pp. 74 a 77. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 78 q. 8 e p. 79 q. 9, 10. | |
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Aspectos Gramaticais: Verbo. | |
Tarefa de sala: | Correção da Gramática p. 131 q. 2 (A, B, C, D, E) e q. 5 (A, B, C). | |
Tarefa de casa (PS): | Gramática p. 132 q. 6 (A, B, C). | |
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Produção Textual. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 95 q. 1, 2, 3, 4, 5. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 96 q. 6, 7, 8. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Nossos padrões alimentares. | |
Tarefa de sala: | Pp. 79 a 81. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 85 q. 6, 7 e 8. | |
2. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Ciclo do nitrogênio. | |
Tarefa de sala: | Pp. 83 a 86. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 85 q. 9, 10 e p. 86 q. 11. | |
3. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos cooperativos. | |
Tarefa de sala: | Estafetas. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. INGLÊS | ||
Professor: | Janmes Wilker | |
Conteúdo de sala: | Passive voice. | |
Tarefa de sala: | Pp. 86 a 88. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 94 q. 1, 2, 3. | |
5. ESPANHOL | ||
Professor: | Tamara Moraes | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Futuro simples/ Verbos regulares/ Previsiones e suposiciones. | |
Tarefa de sala: | Pp. 65 a 67. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 68 q. 20, 21 e p. 72 q. 28. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. ESPANHOL | ||
Professor: | Tamara Silva | |
Conteúdo de sala: | Lenguas y cultura en peligro de extinción. | |
Tarefa de sala: | Pp. 75 a 76. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 80 q. 11 e 12; p. 81 q. 13 e 14. | |
2. ESPANHOL | ||
Professor: | Tamara Silva | |
Conteúdo de sala: | Guia turístico. | |
Tarefa de sala: | Pp. 77 a 79. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 91 q. 43, p. 92 q. A, B e C. | |
3. QUÍMICA | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Correção AD1. | |
Tarefa de sala: | Correção AD1. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 74 q. 1, 2, 3 e 4 ( A, B e C). | |
4. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos recreativos. | |
Tarefa de sala: | Bandeira e carimba. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Metabolismo e energia. | |
Tarefa de sala: | Pp. 3 a 6. | |
Tarefa de casa (PS): | Classroom (código:Ofgke6) q. 1, 2, 3 e 4. | |
6. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Metabolismo e energia. | |
Tarefa de sala: | Pp. 3 a 6. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 8 q. 1, 2, 3 e 4. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
1º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Jane Araújo | |
Conteúdo de sala: | A Crônica | |
Tarefa de sala: | P. 45 e p. 51. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 50 q.14. | |
2. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Módulo 3 - Capítulo 5: Ligações químicas. | |
Tarefa de sala: | Aula expositiva. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 36 q. Q44, Q45, Q46, Q47. | |
3. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Substâncias inorgânicas. | |
Tarefa de sala: | Pp. 11 a 14. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 22 q. 3, 4, 5, p. 23 q. 5. | |
4. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Água e sais minerais. | |
Tarefa de sala: | Pp. 15 a 19. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 23 q. 7, 8, p. 24 q. 9, 10. | |
5. INGLÊS | ||
Professor: | Janmes Wilker | |
Conteúdo de sala: | Unit 3. Lesson 6. | |
Tarefa de sala: | Pp. 70 a 72. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 76 q. 5 a 8. | |
6. INGLÊS | ||
Professor: | Janmes Wilker | |
Conteúdo de sala: | Unit 3. Lesson 6. | |
Tarefa de sala: | Pp. 72 a 74. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 78 q.1 itens A, B, C e D. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Módulo 8 - Capítulo 17: Equilíbrio químico. | |
Tarefa de sala: | Aula expositiva. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 20 q. A12, A13, p. 25 q. A17, A18 (A). | |
2. BIOLOGIA | ||
Professor: | Fred Becco | |
Conteúdo de sala: | Deuterostômios (Cordados). | |
Tarefa de sala: | Texto das páginas 98 à 105. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 106, q. 1, 2, 3, 4. | |
3. BIOLOGIA | ||
Professor: | Fred Becco | |
Conteúdo de sala: | Anfíbios e Répteis. | |
Tarefa de sala: | Texto das páginas 112 à 116. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 112 q. 1, 2, 3, 4. | |
4. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Módulo 8 - Capítulo 17: Deslocamento de equilíbrio. | |
Tarefa de sala: | Aula expositiva. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 31 q. Q9, Q10, Q11, Q12. | |
5. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Módulo 8 - Capítulo 17: Deslocamento de equilíbrio. | |
Tarefa de sala: | P. 24 q. A14, p. 25 q. A15. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 33 q. Q21, 22, 23, 24. | |
6. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos recreativos. | |
Tarefa de sala: | Bandeira e carimba. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. BIOLOGIA 1 | ||
Professor: | Fred Becco | |
Conteúdo de sala: | Aplicação do 3º Simulado. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
2. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Jane Araújo | |
Conteúdo de sala: | Aplicação do 3º Simulado. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
3. QUÍMICA 2 | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Aplicação do 3º Simulado. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
4. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Jane Araújo | |
Conteúdo de sala: | Aplicação do 3º Simulado. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
5. BIOLOGIA 2 | ||
Professor: | Michael Robert | |
Conteúdo de sala: | Aplicação do 3º Simulado. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
6. QUÍMICA 2 | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Aplicação do 3º Simulado. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário