INFANTIL II | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Maria Delfino. | |
Tema do dia | Projeto: "Ecologia Viva o Verde!". | |
Atividades desenvolvidas | Na roda de socialização, desenvolvemos a linguagem oral conversando sobre o livro do Literarte. Realizamos o plantio do pé de feijão. Atividades motoras no parquinho. Musicalização com a música "Sementinha" | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Pasting. | |
Atividades desenvolvidas | Book pp. 43 and 45. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL III | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Rebeca Furtado | |
Tema do dia | Projeto: "Ecologia Viva o Verde!". | |
Atividades desenvolvidas | Conversa informal sobre nosso final de semana e sobre o Projeto Literarte. Na atividade em sala, trabalhamos os conceitos (cheio e vazio). No livro, fizemos a pintura do fundo do mar com tinta guache. Depois de seca, os alunos completaram a atividade de acordo com os animais trabalhados com colagens de três animais marinhos. Livro p.50 | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Ready for school. | |
Atividades desenvolvidas | Book pp. 41 and 42. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL IV | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Carla Acioly | |
Tema do dia | Projeto: "Ecologia Viva o Verde!". | |
Atividades desenvolvidas | Conversa informal sobre a reutilização de materiais que fazem parte da nossa rotina. Visualização e identificação das letras do alfabeto e atividade no caderno p. 30. Números e quantidades em diferentes contextos e livro p. 60. Estímulo a coordenação motora ampla através de exercícios variados. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | The letter F. | |
Atividades desenvolvidas | Learning letters pp. 35 and 36. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | Solicitamos que seja enviado uma pesquisa sobre a Redução, Reutilização e Reciclagem de materiais para quarta-feira (30/05). | |
INFANTIL V | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Roberta Lopes. | |
Tema do dia | Projeto: "Ecologia Viva o Verde!". Capítulo 5: No mundo dos dinossauros. | |
Atividades desenvolvidas | Revisamos o alfabeto e as famílias silábicas e realizamos escrita de palavras no caderno de desenho. Conhecemos um pouco sobre os dinossauros através de pesquisa (livros e internet) que realizamos em sala. Socializamos e resolvemos atividade do livro p. 69. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 71 e 72. | |
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Language arts. | |
Atividades desenvolvidas | Book pp. 32 and 33. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Projeto Literarte e Projeto "Ecologia Viva o Verde!" | |
Tarefa de sala: | Conversa informal sobre o livro lido. Confecção de um panfleto sobre a preservação do meio ambiente. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. ALFABETIZAÇÂO MATEMÁTICA | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Comparando medidas. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 81 e 82. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. LIV | ||
Professor: | Cibele Gadelha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 7: O papel crepom. | |
Tarefa de sala: | Diário do Tomás. Leitura em roda e discussão sobre o texto visando nomear o sentimento de raiva e trabalhar suas consequências. | |
Tarefa de casa (PS): | Diário do Tomás para o aluno sorteado. Esse aluno levará o mascote para casa na sexta-feira, trazendo-o de volta na segunda-feira. Com a ajuda dos pais, deve-se escrever sobre seu fim de semana com o Tomás para compartilhar com os colegas na aula seguinte. | |
4. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Músicas com história. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 107 e 108. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro "Saber e Fazer" pp. 54, 55 e 56 item H. | |
5. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Practicing for the test | |
Tarefa de sala: | Sample questions. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Desafio Tecnológico: Ventilador de teto. | |
Tarefa de sala: | Criar o protótipo: Ventilador de teto. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Desafio Tecnológico: Ventilador de teto. | |
Tarefa de sala: | Programar o protótipo. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Gênero textual: Receita. | |
Tarefa de sala: | https://www.youtube.com/watch?v=wuNS0hA5KDo | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
4. LIV | ||
Professor: | Cibele Gadelha. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: O problema de matemática. | |
Tarefa de sala: | Entrevista com Geraldo. Debate sobre os sentimentos envolvidos na história. Desenho sobre sua dificuldade na p.14. | |
Tarefa de casa (PS): | O aluno (a) levará o mascote na sexta-feira, trazendo-o na segunda-feira (04.06). Com ajuda dos pais, deve-se escrever sobre o seu fim de semana com o Geraldo para compartilhar com os colegas. | |
5. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: A tecnologia dos brinquedos e do ambiente. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva "Saber e Fazer" p. 104. Livro pp. 95 a 97. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 98. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Síntese. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro pp. 150 e 151. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Relacionando adição e subtração. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 152 a 154. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 155. | |
3. ROBÓTICA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Desafio tecnológico: Maca hospitalar. | |
Tarefa de sala: | Construção do protótipo. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. ROBÓTICA | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Desafio tecnológico: Maca hospitalar. | |
Tarefa de sala: | Programação. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. LIV | ||
Professor: | Cibele Gadelha. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Quadrinhos do invisível. | |
Tarefa de sala: | Pasta da Fernanda. Expressar a ideia de respeitar as pessoas a partir de um registro pessoal proposto pela Fernanda p.16 do caderno do aluno. | |
Tarefa de casa (PS): | O aluno (a) levará o mascote na sexta-feira, trazendo-o na segunda-feira (04.06). Com ajuda dos pais, deve-se escrever sobre o seu fim de semana com o Geraldo para compartilhar com os colegas. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Belisário. | |
Conteúdo de sala: | Introdução a divisão. | |
Tarefa de sala: | Correção do livro p. 113 q. 48 e 49. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 117 q. 53 (A, B, C). | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Belisário. | |
Conteúdo de sala: | Algoritmo da divisão. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 114 e 115. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 117 q. 53 (D, E) e o cálculo mental. | |
3. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Belisário. | |
Conteúdo de sala: | Algoritmo da divisão. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 116. Aplicação da APP4. | |
Tarefa de casa (PS): | Trazer o livro de Educação Financeira. | |
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Correções. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva pp. 148 e 151. | |
Tarefa de casa (PS): | Leitura do paradidático. | |
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6. Leitura e compreensão de texto. Lendas. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 155 a 157. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 158 q. 10 a 12. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5. Correções. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva pp. 139 a 141. | |
Tarefa de casa (PS): | Leitura do paradidático. | |
2. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6 - Leitura e compreensão textual: Conto. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 148 a 153 q. 1 a 10. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 154 e 155 q. 11. | |
3. LABORATÓRIO DE REDAÇÃO | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | |
Conteúdo de sala: | Biografia e entrevista. | |
Tarefa de sala: | Folha padrão. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Belisário. | |
Conteúdo de sala: | Fração e número misto. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro p. 117 q. 30 a 32. Aplicação da APP4. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 118 q. 33 e 34. | |
5. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki. | |
Conteúdo de sala: | Sistema de medidas, funcionamento do hodômetro, números decimais. | |
Tarefa de sala: | Fascículo do medidor de distância pp. 15 a 18. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
6. ROBÓTICA | ||
Professor: | Lívia Takaki. | |
Conteúdo de sala: | Sistema de medidas, funcionamento do hodômetro, números decimais. | |
Tarefa de sala: | Fascículo do medidor de distância pp. 15 a 18. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. HISTÓRIA | ||
Professor: | Ana Centenaro | |
Conteúdo de sala: | Finalização do capítulo 5: As cidades do Egito Antigo. | |
Tarefa de sala: | Apresentação de power point no Classroom código: 891qptk. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 134 q. 15 (A, B, C). | |
2. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano | |
Conteúdo de sala: | Pintura decorativa indígena brasileira. | |
Tarefa de sala: | Modelagem com argila. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. GEOGRAFIA | ||
Professor: | André Cavalcante | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Os principais tipos de relevo. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS: pp. 126 e 127 q. 1, 2 (B). | |
Tarefa de casa (PS): | P. 131 q. 3, 4 e p. 133 q. 5. | |
4. MIND LAB | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Métodos aplicados ao jogo Mancala. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
5. HISTÓRIA | ||
Professor: | Ana Centenaro | |
Conteúdo de sala: | Finalização do capítulo 5: As cidades do Egito Antigo. | |
Tarefa de sala: | P. 130 q. 14. Aplicação de APP4. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 134 e 135 q. 16 (A, B) e q. 17. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. GEOGRAFIA | ||
Professor: | André Cavalcante | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Regionalização dos domínios morfoclimáticos. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS: p. 92 q. 10, 11, 12. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 108 q. 3 (A, B) e q. 4. | |
2. GEOGRAFIA | ||
Professor: | André Cavalcante | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: A divisão oficial do IBGE. | |
Tarefa de sala: | As divisões do IBGE. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 109 q. 5 (A, B) e q. 6. | |
3. HISTÓRIA | ||
Professor: | Ana Centenaro | |
Conteúdo de sala: |
Capítulo 5: o predomínio português na construção de um império
mercantil. | |
Tarefa de sala: | Pp. 116 e 117 q. 10 e pp. 118 e 119. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 121 e 122 q. 13 (A, B) e q. 14 (A). | |
4. HISTÓRIA | ||
Professor: | Ana Centenaro | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: As mudanças no comércio: o mercantilismo. | |
Tarefa de sala: | Pp. 122 e 123. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 122 q. 14 (B) e p. 124 q. 15, 16. | |
5. MIND LAB | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Métodos aplicados ao jogo Ilha do Tesouro. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Outras substâncias no tubo digestório. | |
Tarefa de sala: | Pp. 110 e 111. Aplicação da APP4. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 114 q. 15 (D, E e F). | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Fatoração. | |
Tarefa de sala: | Correção de PS. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 129 grupo A (G, H), grupo B (G, H), grupo C (G, H). | |
3. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano | |
Conteúdo de sala: | Pop Art. | |
Tarefa de sala: | Desejos Bidimensionais. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. GEOGRAFIA | ||
Professor: | André Cavalcante. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Caracterização do ambiente físico da América Latina. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS: pp. 120 e 121 q. 1, 2, 3. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 121 q. 4 (A, B) e q. 5. | |
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Gleucimar Rocha | |
Conteúdo de sala: | Interpretação textual. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS: pp. 141 a 146. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 145 q. 11, 12, 13. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Figuras semelhantes. | |
Tarefa de sala: | Correção de PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 35, 36 q. 5, 6, 7, 8. | |
2. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Treinamento ortográfico. Ficha 3. | |
Tarefa de sala: | Ditado, correção e elaboração de frases, empregando as 20 palavras treinadas. Destacá-las com um marcador de texto. | |
Tarefa de casa (PS): | Produzir um texto, empregando algumas palavras do ditado (mínimo de 15 linhas). Destacá-las com um marcador de texto. | |
3. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Razão entre perímetros de polígonos semelhantes. | |
Tarefa de sala: | Correção de PS. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 39 q. 9, 10, 11. | |
4. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano. | |
Conteúdo de sala: | Arte e ideologia. | |
Tarefa de sala: | Pp. 15 a 18. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. ARTES | ||
Professor: | Javier Medrano. | |
Conteúdo de sala: | O artista e seus contexto. | |
Tarefa de sala: | Releitura das obras do artista Vicent Van Gogh. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
6. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Gleucimar Rocha | |
Conteúdo de sala: | O gênero narrativo romance. | |
Tarefa de sala: | Correção das pp. 58 e 59. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 60 e 61 q. 1 a 4. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
1º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Treinamento ortográfico. Ficha 3. | |
Tarefa de sala: | Ditado, correção e elaboração de frases, empregando as 20 palavras treinadas. Destacá-las com um marcador de texto. | |
Tarefa de casa (PS): | Produzir um texto, empregando algumas palavras do ditado (mínimo de 15 linhas). Destacá-las com um marcador de texto. | |
2. FILOSOFIA & SOCIOLOGIA | ||
Professor: | Ana Centenaro | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Platão (finalização). | |
Tarefa de sala: | Apresentação no Classroom (código: plytb7q). Aplicação de APP4. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no Classroom (código: plytb7q). | |
3. BIOLOGIA | ||
Professor: | Raul Castilho | |
Conteúdo de sala: | Composição das proteínas. | |
Tarefa de sala: | Pp. 39 a 42. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 62 e 63 q. 6, 7, 8, 9. | |
4. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Gleucimar Rocha | |
Conteúdo de sala: | Argumentar. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 50 a 54. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 56 q. 5 (a, b, c e d). | |
5. GEOGRAFIA | ||
Professor: | André Cavalcante. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Biomas e domínios morfoclimáticos. | |
Tarefa de sala: | A relação entre clima, relevo e vegetação. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 52 q. 17, 18, 19, 20. | |
6. GEOGRAFIA | ||
Professor: | André Cavalcante. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Domínios morfoclimáticos. | |
Tarefa de sala: | Áreas de transição. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 52, 53, 54 q. 21, 22, 23, 24. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. LIV | ||
Professor: | Cibela Gadelha | |
Conteúdo de sala: | Refletir com os alunos sobre a possibilidade de haver diferença entre como eles se veem e como os outros olham para eles. | |
Tarefa de sala: | Dinâmica do espelho, espelho meu. Atividade para os alunos escreverem o que pensam sobre si mesmos e também escreverem as características dos outros. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Gleucimar Rocha | |
Conteúdo de sala: | Interpretação textual. | |
Tarefa de sala: | Correção e comentários sobre a PS. pp. 95 a 98. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 12 q. 9 a 12. | |
3. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Gleucimar Rocha | |
Conteúdo de sala: | O texto persuasivo. | |
Tarefa de sala: | Atividade no livro pp. 13 a 15. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 12 e 13 q. 13 a 16. | |
4. LITERARTURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 15: O Pré-Modernismo. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 20 e 21 q. 16 (A e B), 17 (A e B), | |
5. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 15: O Pré-Modernismo. | |
Tarefa de sala: | Estudo de texto. Aplicação da APP4. | |
Tarefa de casa (PS): | Síntese do capítulo, pp. 22 e 23. | |
6. FILOSOFIA & SOCIOLOGIA | ||
Professor: | Ana Centenaro | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: O legado do renascimento. | |
Tarefa de sala: | Apresentação no Classroom (código:us8wju). Aplicação de APP4. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no Classroom (código:us8wju). | |
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. HISTÓRIA 1 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Os governos iniciais da Nova República e a Constituição Cidadã. | |
Tarefa de sala: | Capítulo 39, pp. 58 a 86. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
2. HISTÓRIA 1 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Os governos iniciais da Nova República e a Constituição Cidadã. | |
Tarefa de sala: | Capítulo 39, pp. 58 a 86. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
3. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 19: Modernismo - Geração de 1945. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS sobre a obra de Clarice Lispector. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 26 e 27 q. 31, 32, 33 e 34. | |
4. FÍSICA 1 | ||
Professor: | Mônica Gurgel | |
Conteúdo de sala: | Potências. | |
Tarefa de sala: | P. 179. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 186 q. 31 (A e B) e q. 33 (A e B). | |
5. FÍSICA 1 | ||
Professor: | Mônica Gurgel | |
Conteúdo de sala: | Potências. | |
Tarefa de sala: | P. 179. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 186 q. 33 (C) e q. 34 (A, B e C). | |
6. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 19: Modernismo - Geração de 1945. | |
Tarefa de sala: | Explicações e anotações sobre a obra de João de Guimarães Rosa. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 27 e 28 q. 35, 36, 37 e 38. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário