INFANTIL II | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Maria Delfino. | |
Tema do dia | Dia e Noite. | |
Atividades desenvolvidas | Na roda de socialização, ampliamos o vocabulário conversando sobre os cuidados que devemos ter com o livro do Literarte. Finalizamos a semana reconhecendo os astros (sol, lua, estrela) e aprendendo sobre a importância de se ter um sono bom e tranquilo. Também estimulamos a coordenação motora fina e autonomia confeccionando um móbile com os astros estudados. Realizamos atividade no livro Pitágoras p. 10. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Projeto: Farm Animals | |
Atividades desenvolvidas | Collage. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL III | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Rebeca Furtado | |
Tema do dia | Projeto "Literarte". | |
Atividades desenvolvidas | Diálogo na roda de socialização sobre os cuidados que devemos ter com o livro do Literarte. Leitura do Livro "A casa sonolenta". Noção matemática (maior e menor). Construção da palavra casa, utilizando o alfabeto móvel. Atividade no tanquinho de areia, com objeto de trabalhar exercitar o movimento do pulso. Projeto "Literarte": escolha do livro para ler em família. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Project: Playtime. | |
Atividades desenvolvidas | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL IV | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Carla Acioly | |
Tema do dia | Meios de Comunicação (Braille). | |
Atividades desenvolvidas | Conversa informal sobre o modo de comunicação dos deficientes visuais através da leitura e escrita (Braille). Estímulos a coordenação motora ampla através de atividade dirigida. Identificação de números no calendário e dias correspondentes. Literarte. | |
Tarefa de casa (PS): | Caderno de Atividades p. 4. | |
EDUCAÇÃO MUSICIAL | ||
Professor: | Helton Oliveira | |
Tema do dia | Conhecendo os sons. Altura, intensidade, timbre e duração. | |
Atividades desenvolvidas | Trabalhamos os principais tipos de intensidade e suas variações: pianíssimo, crescendo, forte, piano e decrescendo. Realizamos atividades práticas onde estimulamos percepção sensorial dos sons fortes e fracos, piano e pianíssimo. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Project: Zoo. | |
Atividades desenvolvidas | Collage. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL V | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Roverta Lopes. | |
Tema do dia | Tipos de moradia. | |
Atividades desenvolvidas | Trabalhamos conceitos básicos de quantidade: muito, pouco, mais e menos. Realizamos atividade coletiva, pesquisando em jornais e revistas diferentes tipos de moradias, identificamos e realizamos escrita e colagens nos cartazes. Assistimos a peça "O fantástico mistério de Feiurinha". Literarte. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Project: Pictionary | |
Atividades desenvolvidas | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Élida Santiago | |
Conteúdo de sala: | Projeto "Literarte". | |
Tarefa de sala: | Escolha do livro e registro espontâneo. | |
Tarefa de casa (PS): | Ficha de leitura. | |
2. ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | ||
Professor: | Élida Santiago | |
Conteúdo de sala: | Numerais por extenso. | |
Tarefa de sala: | Estudo e escrita dos numerais. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO | ||
Professor: | Élida Santiago | |
Conteúdo de sala: | Sílabas complexas. | |
Tarefa de sala: | Estudos das sílabas complexas. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. LETRAMENTO INTERDISCIPLINAR | ||
Professor: | Élida Santiago | |
Conteúdo de sala: | A convivência dos seres humanos com outros animais. | |
Tarefa de sala: | Construção de um cartaz, sobre a civilização Cro-magnon. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Project: Maths. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MÚSICA | ||
Professor: | Helton Oliveira. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Pianoforte. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 91 e 94. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Continuidade das movimentações intermediárias. | |
Tarefa de sala: | Aquecimento, ginga, ataques e esquivas. Trabalho da meia lua de compasso. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa. | |
Conteúdo de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: A reprodução e o desenvolvimento dos seres vivos. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva "Saber e Fazer" pp. 87 e 88. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: A reprodução e o desenvolvimento dos seres vivos. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 20 e 21. | |
Tarefa de casa (PS): | Pesquisar sobre a reprodução assexuada e registre no seu caderno. | |
5. LITERARTE | ||
Professor: | Lia Matos. | |
Conteúdo de sala: | Teatro. | |
Tarefa de sala: | Apresentação teatral: O Fantástico Mistério de Feiurinha. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MIND LAB | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Estratégias e métodos. | |
Tarefa de sala: | Bloqueio. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa. | |
Conteúdo de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Continuidade das movimentações intermediárias. | |
Tarefa de sala: | Aquecimento, ginga, ataques e esquivas. Trabalho da meia lua de compasso. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Síntese - A vida e as substâncias químicas. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro pp. 24 e 25. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Avaliar o que aprendeu. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 26 a 29. | |
Tarefa de casa (PS): | "Saber e Fazer" pp. 90 a 91. | |
5. LITERARTE | ||
Professor: | Karla Miranda. | |
Conteúdo de sala: | Teatro. | |
Tarefa de sala: | Apresentação teatral: O Fantástico Mistério de Feiurinha. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa. | |
Conteúdo de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
1. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Continuidade das movimentações intermediárias. | |
Tarefa de sala: | Aquecimento, ginga, ataques e esquivas. Trabalho da meia lua de compasso. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. HISTÓRIA | ||
Professor: | Esismai Oliveira. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Brasil: Uma colônia portuguesa na América. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro "Saber e Fazer" p. 47. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro "Saber e Fazer" p. 48 q. 79 e 80. | |
3. HISTÓRIA | ||
Professor: | Esismai Oliveira. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: Brasil: Uma colônia portuguesa na América. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 14 a 22. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 22 q. 13 e p. 23 q. 14. | |
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Livro pp. 33 e 34 q. 25 a 27. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 35 q. 28. | |
5. LITERARTE | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Apresentação teatral: O Fantástico Mistério de Feiurinha. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | Profª Danielly Rabelo ausente, sendo substituída pela coordenação. | |
5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa. | |
Conteúdo de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de sala: | Ensaio para Festival de Dança. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
1. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Continuidade das movimentações intermediárias. | |
Tarefa de sala: | Aquecimento, ginga, ataques e esquivas. Trabalho da meia lua de compasso. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Livro pp. 33 a 35 q. 34. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 36 e 37 q. 35 e 36. | |
3. LITERARTE | ||
Professor: | Danielly Rabelo. | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Apresentação teatral: O Fantástico Mistério de Feiurinha. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. HISTÓRIA | ||
Professor: | Esismai Oliveira. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: A diversificação econômica do Brasil República. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 10 a 14. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro "Saber e Fazer" p. 52 q. 81 e 82. | |
5. HISTÓRIA | ||
Professor: | Esismai Oliveira. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 5: A diversificação econômica do Brasil República. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 15 a 19. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro "Saber e Fazer" p. 53 q. 83 (A e B). | |
OBSERVAÇÕES: | 1. Aula Extra de História Capítulo 5: A diversificação econômica do Brasil República. Tarefa de sala: Livro pp. 20 a 24. PS: Livro "Saber e Fazer" p. 53 q. 84. 2. Profª Danielly Rabelo ausente, sendo substituída pela profª Karla Miranda. | |
6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Nogueira | |
Conteúdo de sala: | Can/Can't. | |
Tarefa de sala: | Pp. 10 a 12. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 17 q. 1 e p. 18 q. 2, 3. | |
2. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Nogueira | |
Conteúdo de sala: | Can/Can't. | |
Tarefa de sala: | Pp. 13 e 14. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 19 q. 1, 2 e 3. | |
3. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos de arremessos. | |
Tarefa de sala: | Carimba. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Divisores de um número natural. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS: P. 14 q. 10, 12 e p. 15 q. 13. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 15 q. 14 e 15 (I, II). | |
5. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Divisores de um número natural. | |
Tarefa de sala: | Os alunos assistiram a apresentação da peça: "O Mistério da Feiurinha." | |
Tarefa de casa (PS): | P. 16 q. 16 ( A, B, C). | |
OBSERVAÇÕES: | ||
7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Rejane Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Utilização de esquadros. | |
Tarefa de sala: | P. 16 q. 15 (A, B, C). | |
Tarefa de casa (PS): | P. 17 q. 16, 18 e 19. | |
2. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Os alunos assistiram a apresentação da peça: "O Mistério da Feiurinha." | |
Tarefa de casa (PS): | Pesquisa: Tipos de ecossistemas (10 linhas). | |
3. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Nogueira | |
Conteúdo de sala: | Past Continuous. | |
Tarefa de sala: | Pp. 10 a 12. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 19 q. 1, 2 e 3. | |
4. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos de arremessos. | |
Tarefa de sala: | Carimba. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Nogueira | |
Conteúdo de sala: | Past Continuous. | |
Tarefa de sala: | Pp. 13 e 14. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 19 q. 4, 5 e 6. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Simplificação de frações algébricas. | |
Tarefa de sala: | Correção de PS: Pp. 12 e 13. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 15 q. 10 (A, C, E). | |
2. MIND LAB | ||
Professor: | Rejane Bezerra | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Os alunos assistiram a apresentação da peça: "O Mistério da Feiurinha." | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Operações com frações algébricas. | |
Tarefa de sala: | P. 15 q. 10 (B, D, F) | |
Tarefa de casa (PS): | P. 15 q. 10 (G, H, I). | |
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 6: Operações com frações algébricas. | |
Tarefa de sala: | P. 15 q. 11 (A, C, E). | |
Tarefa de casa (PS): | P. 15 q. 11 (B, D, F). | |
5. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos de arremessos. | |
Tarefa de sala: | Carimba. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. QUÍMICA | ||
Professor: | Mara Batista | |
Conteúdo de sala: | Cálculos estequiométricos. | |
Tarefa de sala: | Introdução, pp. 4 a 7. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 8 q. 1, 2, 3 e 4. | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Razões trigonométricas: seno e cosseno. | |
Tarefa de sala: | Correção de PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
3. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Erisson Dias | |
Conteúdo de sala: | Estratégias argumentativas. | |
Tarefa de sala: | Como fazer um bom argumento. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 26, 27 e 28 q. 1 (A, B, C e D). | |
4. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Erisson Dias | |
Conteúdo de sala: | Estratégias argumentativas. | |
Tarefa de sala: | Análise de argumentos. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 28 q. 1 (E, F) e p. 31 q. 1 e 2. | |
5. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Relações entre as razões trigonométricas. | |
Tarefa de sala: | P. 22 q. 20, 21, p. 28 q. 9 e p. 30 q. 9. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 44 q. 8, 9, 10, 11. | |
6. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Relações entre as razões trigonométricas. | |
Tarefa de sala: | P. 47 q. 12 (A, B) e q. 13 (A, B). | |
Tarefa de casa (PS): | P. 49 q. 15 (A, B) e q. 16 (A, B). | |
OBSERVAÇÕES: | ||
1º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Módulo 4 - Capítulo 7: Funções inorgânicas. | |
Tarefa de sala: | Pp. 12, 13, 14. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 34 q. A19, A20 (A, B) e q. A21. | |
2. QUÍMICA | ||
Professor: | Rufino Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Módulo 4 - Capítulo 7: Funções inorgânicas. | |
Tarefa de sala: | Pp. 16, 17, 18, 19. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 38 q. Q4, Q5, Q6, Q7. | |
3. MIND LAB | ||
Professor: | Rejane Bezerra | |
Conteúdo de sala: | Tema: Tomando a iniciativa. | |
Tarefa de sala: | Jogo: Deep Water. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Progressão geométrica. | |
Tarefa de sala: | Correção, pp. 86, 87. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 90 q. F73 (A, B, C) e q. F74. | |
5. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Progressão geométrica. | |
Tarefa de sala: | Correção, pp. 86, 87. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 90 q. F75 (A, B) e q. F76 (A, B). | |
6. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Jogos de arremessos. | |
Tarefa de sala: | Carimba. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Erisson Dias | |
Conteúdo de sala: | Treinando a escrita. | |
Tarefa de sala: | Produção textual por parágrafo. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 111 q. 1, p. 113 q. 3, 4 e 5. | |
2. FÍSICA | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Eletrostática. | |
Tarefa de sala: | Introdução a eletrostática, quantização da carga elétrica e processos de eletrização. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 11 q. 1, 2, 3 (A, B). | |
3. FÍSICA | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Eletrostática. | |
Tarefa de sala: | Introdução a eletrostática, quantização da carga elétrica e processos de eletrização. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 11 q. 3 (C) e p. 19 q. 4, 5, 7. | |
4. FÍSICA | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Eletrostática. | |
Tarefa de sala: | Introdução a eletrostática, quantização da carga elétrica e processos de eletrização. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 17 itens (A, B, C, D). | |
5. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Erisson Dias | |
Conteúdo de sala: | Treinando a escrita. | |
Tarefa de sala: | Produção textual por parágrafo. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 113 e 114 q. 6, 7, 8 e 9. | |
6. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Estatística. | |
Tarefa de sala: | Correção, p. 19. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 20 q. F18 (A, B, C) e q. F19 (A). | |
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. FÍSICA 2 | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Questionário do PAERP. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
2. MATEMÁTICA 2 | ||
Professor: | Laertti Rios | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 12: Equação da circunferência, p. 251. | |
Tarefa de sala: | P. 254 q. Q25, Q26. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 254 q. Q28 (A, B) e q. Q29, Q30. | |
3. MATEMÁTICA 2 | ||
Professor: | Laertti Rios | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 12: Equação da circunferência, p. 251. | |
Tarefa de sala: | P. 254 q. Q27. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 254 q. Q31, Q32 (A, B, C). | |
4. HISTÓRIA 2 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | O Brasil nos quadros do Império português. | |
Tarefa de sala: | Capítulo 4: pp. 65 a 76. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
5. FÍSICA 2 | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Espelhos Esféricos. | |
Tarefa de sala: | Construção da imagem e lei de Gauss. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 128 e 129 q. 13, 14, 15 e 16. | |
6. FILOSOFIA & SOCIOLOGIA | ||
Professor: | Marcelo Amoreira | |
Conteúdo de sala: | Conceitos fundamentais da Sociologia. | |
Tarefa de sala: | Apresentação de slides com aula expositiva e debates. | |
Tarefa de casa (PS): | Capítulo 1- Sociologia, pp 12 e 13 q. 2. Acessar Classroom. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário