INFANTIL II | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Maria Delfino. | |
Tema do dia | Projeto "Ler é Viver!" | |
Atividades desenvolvidas | Diálogo sobre os cuidados com o livro do Literarte. Desenvolvimento da atenção e agilidade brincando de vivo e morto. Desenvolvimento da coordenação motora fina pintando um burrinho. Contagem mecânica utilizando os animais da fazenda. Culminância do Projeto "Ler é Viver!" | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra | |
Tema do dia | Project STEM. | |
Atividades desenvolvidas | Mixing paint and making new shades. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL III | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Rebeca Furtado | |
Tema do dia | Projeto "Ler é Viver!" | |
Atividades desenvolvidas | Escolha do livro do Projeto Literarte. Desenvolvimento motor no tanque de areia. Culminância do Projeto "Ler é Viver!" Socialização com os brinquedos trazidos de casa. Jogo da memória. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Project "How many?" | |
Atividades desenvolvidas | Counting how many fruits did the caterpillar eat? | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL IV | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Élika Monteiro. | |
Tema do dia | Projeto "Ler é Viver!" | |
Atividades desenvolvidas | Culminância do Projeto "Ler é viver!" Abertura do Projeto "As Profissões - Quando eu crescer, vou ser..." Boliche de numerais. Confecção do guarda-chuva literário. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
EDUCAÇÃO MUSICIAL | ||
Professor: | Helton Oliveira. | |
Tema do dia | Conhecendo a orquestra sinfônica. | |
Atividades desenvolvidas | Breve história sobre a origem da orquestra; os instrumentos da orquestra; conhecer as classes dos instrumentos e suas funções. Conversa informal sobre as principais orquestras do mundo. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Project Fruits. | |
Atividades desenvolvidas | The very hungry caterpillar eats fruits. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL V | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Cassandra Oliveira. | |
Tema do dia | Projeto "Ler é viver!" e Projeto "As Profissões - Quando eu crescer vou ser..." | |
Atividades desenvolvidas | Culminância do Projeto "Ler é viver!" Alusão ao dia da educação, movimentos de coordenação motora fina com montagem e colagem de quebra-cabeça. Literarte. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Project House. | |
Atividades desenvolvidas | Group house: Naming the parte of the house we drew together. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Projeto Literarte. | |
Tarefa de sala: | Escolha do livro e registro espontâneo. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Como você se orienta no mundo? | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 78 e 79. | |
Tarefa de casa (PS): | Caderno de atividades pp. 38 a 40. | |
3. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Projeto "Ler é Viver!" | |
Tarefa de sala: | Culminância do Projeto. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Há semelhanças e diferenças entre os seres humanos? | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 114 a 117. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Conteúdo de sala: | Project senses. | |
Tarefa de sala: | Finish making our book of senses. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MÚSICA | ||
Professor: | Helton Oliveira. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Caminhos do som. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 34 a 37. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Aulão unificado. Capoeira e dança. | |
Tarefa de sala: | Capoeira, treinos e ludicidade adaptada. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Conteúdo de sala: | Aula de expressão corporal e jazz. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
3. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Clive Kifumbi. | |
Conteúdo de sala: | Verbs. Identifying and writing sentences. | |
Tarefa de sala: | Language Arts p. 11. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | AUSENTE | |
Conteúdo de sala: | Capitulo 4: Números em gráficos e tabelas. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro pp. 124 e 125. "Saber e Fazer" pp. 33 e 34. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. MATEMÁTICA | ||
Professor: | AUSENTE | |
Conteúdo de sala: | Capitulo 5: Localização no espaço e formas geométricas. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 128 a 131. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 132 e 133. | |
OBSERVAÇÕES: | A professora Jeane Arruda foi substituída pela professora Natália Pinheiro. | |
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERARTE E PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Izabelle Maia. | |
Conteúdo de sala: | Troca de livros. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | Resenha. | |
2. DANÇA | ||
Professor: | Rubens Costa | |
Conteúdo de sala: | Aula de expressão e jazz. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
2. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Aulão unificado. Capoeira e dança. | |
Tarefa de sala: | Capoeira, treinos e ludicidade adaptada. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Izabelle Maia. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Tipos de solo. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 68 a 72. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. INGLÊS | ||
Professor: | Clive Kifumbi. | |
Conteúdo de sala: | Meals and food. | |
Tarefa de sala: | Book p. 73 and 74 q. 1 and 2. | |
Tarefa de casa (PS): | Book p. 74 q. 3. | |
5. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Izabelle Maia. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Tipos de solo. | |
Tarefa de sala: | Atividade Prática. | |
Tarefa de casa (PS): | "Saber e Fazer"p. 102 q. 166. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. DANÇA | ||
Professor: | AUSENTE | |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Capoeira, treinos e ludicidade adaptada. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
1. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Aulão unificado. Capoeira e dança. | |
Tarefa de sala: | Capoeira, treinos e ludicidade adaptada. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. HISTÓRIA | ||
Professor: | Luiziane Alves | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Outros povos que vieram para o Brasil. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro "Saber e Fazer" Pp. 77 e 78 q. 128 (A e B). Livro Pp. 72 e 74 q. 7 e 8. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro "Saber e Fazer" p. 79 q. 129 (A e B). | |
3. MIND LAB | ||
Professor: | Ana Paula Holanda | |
Conteúdo de sala: | Taças Estratégicas. | |
Tarefa de sala: | Apresentando o jogo. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. LITERARTE | ||
Professor: | Ana Paula Holanda | |
Conteúdo de sala: | Projeto Literarte. | |
Tarefa de sala: | Troca de livros e leitura individual. | |
Tarefa de casa (PS): | Folha padrão. | |
5. HISTÓRIA | ||
Professor: | Luiziane Alves | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3:Outros povos que vieram para o Brasil. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro "Saber e Fazer" p. 78 q.128 (C). Livro Pp. 77 e 80 q. 9 e 10. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 81 q. 11. | |
OBSERVAÇÕES: | O professor Rubens foi substituído pelo professor Marcelo Testa. | |
5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. DANÇA | ||
Professor: | AUSENTE | |
Conteúdo de sala: | Capoeira, treinos e ludicidade adaptada. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
1. CAPOEIRA | ||
Professor: | Marcelo Testa. | |
Conteúdo de sala: | Aulão unificado. Capoeira e dança. | |
Tarefa de sala: | Capoeira, treinos e ludicidade adaptada. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
2. LITERARTE | ||
Professor: | Ana Paula Holanda | |
Conteúdo de sala: | Projeto Literarte. | |
Tarefa de sala: | Troca de livros e leitura individual. | |
Tarefa de casa (PS): | Folha padrão. | |
3. HISTÓRIA | ||
Professor: | Luiziane Alves | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Monarquia X República | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro "Saber e Fazer" p. 89 q. 136 (A e B). Livro Pp. 62 e 63 q. 12 a 14. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro "Saber e Fazer" p. 90 q. 137 (A) | |
4.HISTÓRIA | ||
Professor: | Luiziane Alves | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Monarquia X República | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do "Saber e Fazer" p.89 q. 136 (C). Livro p. 63 q. 15 e 16. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 64 q. 17 | |
5. INGLÊS | ||
Professor: | Clive Kifumbi. | |
Conteúdo de sala: | What kids do and need. | |
Tarefa de sala: | Book pp. 63 to 66 q. 11 to 14. | |
Tarefa de casa (PS): | Book p. 67 q. 17. | |
OBSERVAÇÕES: | O professor Rubens foi substituído pelo professor Marcelo Testa. | |
6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Danrlley Maciel | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Operações com números naturais. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 80 e 81 q. 22, 23 e 24. | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Danrlley Maciel | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Números decimais, nomenclatura e comparação. | |
Tarefa de sala: | Exercícios no quadro, p. 80. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 81 e 82 q. 25, 26 e 27. | |
3. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
4. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Oliveira | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | P. 57 q. 4 e p. 58 q. 4, 5. | |
5. MIND LAB | ||
Professor: | Ronne Viana | |
Conteúdo de sala: | Circuito. | |
Tarefa de sala: | Aplicação dos jogos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | Durante a 3ª aula (Ed. Física) os alunos foram acompanhados pela Coordenação. Durante a 4ª aula (Inglês), os alunos foram acompanhados pelo Prof. Fernando Fialho (Inglês) que trabalhou os seguintes assuntos: Simple present/food. Foram realizadas atividades do livro, p. 53 q. 3 e 4 e p. 54 q. 1. | |
7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Oliveira | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Pp. 48 a 50. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 54 q. 2 e p. 55 q. 1 e 2. | |
2. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Oliveira | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Pp. 51 e 52. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 55 q. 3 a 5. | |
3. MIND LAB | ||
Professor: | Ronne Viana | |
Conteúdo de sala: | Circuito. | |
Tarefa de sala: | Aplicação dos jogos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Cinema literário. | |
Tarefa de sala: | Projeção do filme: "A Moreninha", inspirado na obra homônima de Joaquim Manuel de Macedo (2ª parte). | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Voleibol. | |
Tarefa de sala: | Saque e manchete. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | Durante a 1ª e 2ª aula (Inglês), os alunos foram acompanhados pelo Prof. Fernando Fialho (Inglês) que trabalhou os seguintes assuntos: Animal Kinkdom?/ There was and There were. Foram realizadas atividades do livro de Inglês: pp. 48 a 52. | |
8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Luciana Duarte | |
Conteúdo de sala: | Transitividade verbal e predicativo do objeto. | |
Tarefa de sala: | Correção PS. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 115 q. 10 (A, B), q. 11 (A, B) e q. 12. | |
2. MIND LAB | ||
Professor: | Ronne Viana | |
Conteúdo de sala: | Circuito. | |
Tarefa de sala: | Aplicação dos jogos. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Oliveira | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | Pp. 58 a 61. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 68 q. 4 e 5 e p. 70 q. 1. | |
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Operações com polinômios. | |
Tarefa de sala: | Correção de PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 106 q. 6 (A, B, C). | |
5. INGLÊS | ||
Professor: | Gabriel Oliveira | AUSENTE |
Conteúdo de sala: | ||
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | P. 70 q. 1, 2, 3 e 4. | |
OBSERVAÇÕES: | Na ausência do professor de Inglês (3ª aula), os alunos foram acompanhados pelo professor Fernando Fialho que trabalhou o seguinte assunto: The healthier, the better! Na ausência do professor de Inglês (5 ª aula), os alunos foram acompanhados pela Coordenação. Foram realizadas atividades do livro de Inglês: pp. 62 e 63. | |
9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Paulo César | |
Conteúdo de sala: | Estilização. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Produção textual. Proposta: Fazer uma paródia de um conto de fadas. | |
2. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Paulo César | |
Conteúdo de sala: | Aplicação da APP4. | |
Tarefa de sala: | Produção textual. | |
Tarefa de casa (PS): | Produção textual. Proposta: Fazer uma paródia de uma obra literária. | |
3. FÍSICA | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Leis de Newton. | |
Tarefa de sala: | Definir e conceituar inércia, princípio fundamental da dinâmica e a lei da ação e reação. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 21 e 22 q. 2, 3, 4, 6. | |
4. QUÍMICA | ||
Professor: | Ronne Viana | |
Conteúdo de sala: | Reações químicas. | |
Tarefa de sala: | Tipos de reações. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 15 q. 5, 6, 7, 8. | |
5. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Razões e proporções. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 98, 99 q. 11 (A, B, C, D). | |
6. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Wagner Rocha | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Propriedade fundamental das proporções. | |
Tarefa de sala: | P. 6 q. 3 (A, B, C, D). | |
Tarefa de casa (PS): | P. 99 q. 12 (A, B, C, D). | |
OBSERVAÇÕES: | ||
1º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. QUÍMICA | ||
Professor: | Ronne Viana | |
Conteúdo de sala: | Ligações químicas. | |
Tarefa de sala: | Ligação covalente coordenada. | |
Tarefa de casa (PS): | Classroom. Orientação de Estudos (OE) q. 5, 6, 7, 8. | |
2. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Trovadorismo. | |
Tarefa de sala: | Estudo das cantigas líricas e satíricas. Projeção de slides do Classroom (código: edkrl5). | |
Tarefa de casa (PS): | P. 57 q. 10 a 13. | |
3. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 4: Trovadorismo. | |
Tarefa de sala: | Estudo do Trovadorismo. Leitura de cantigas líricas e satíricas, pp. 54, 55 e 56. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 58 q. 15 a 58. | |
4. FÍSICA | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Leis de Newton. | |
Tarefa de sala: | Definir e conceituar inércia, princípio fundamental da dinâmica e a lei da ação e reação. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 59 q. 7, 8 (A, B) e q. 9. | |
5. FÍSICA | ||
Professor: | Everton Castro | |
Conteúdo de sala: | Leis de Newton. | |
Tarefa de sala: | Definir e conceituar inércia, princípio fundamental da dinâmica e a lei da ação e reação. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 59 e 60 q. 10 (A, B) e q. 11 e 14. | |
6. QUÍMICA | ||
Professor: | Ronne Viana | |
Conteúdo de sala: | Ligação covalente. | |
Tarefa de sala: | Polaridade das ligações. | |
Tarefa de casa (PS): | Classroom. Orientação de Estudos (OE) q. 9, 10, 11, 12. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Aplicação da ficha 1. Empréstimo dos livros. | |
Tarefa de sala: | Redação de uma resenha crítica sobre a obra em processo de leitura. | |
Tarefa de casa (PS): | Pesquisar dados sobre a vida e a trajetória artística do autor. | |
2. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Luciana Duarte | |
Conteúdo de sala: | Os usos do "que" na língua portuguesa. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS e p. 35. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 36 e 37 q. 70, 71, 72 e 73. | |
3. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Luciana Duarte | |
Conteúdo de sala: | A produção de textos. | |
Tarefa de sala: | Pp. 53 a 55. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 71 q. 74 e pp. 58 e 59 q. 13, 14 e 15. | |
4. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Paolo Sabóia | |
Conteúdo de sala: | Atletismo. | |
Tarefa de sala: | ||
Tarefa de casa (PS): | ||
5. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 13: O Parnasianismo. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS. Estudo do poema "Língua Portuguesa", de Olavo Bilac, pp. 15 e 16. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 20 e 21 q. 33 a 36. | |
6. QUÍMICA | ||
Professor: | ||
Conteúdo de sala: | Introdução ao estudo da radioatividade. | |
Tarefa de sala: | Apresentação do vídeo "A descoberta da radiotividade", disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5VvjBz-jbVc. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 73 (A, B, C) e p. 94 q. 36. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. HISTÓRIA 2 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Período Joanino e o Processo de Independência. | |
Tarefa de sala: | P. 48. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
2. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Renata Línfer | |
Conteúdo de sala: | Conjunções coordenativas e subordinativas. | |
Tarefa de sala: | Pp. 27 a 29. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 33 e 34 q. 1 a 4. | |
3. GRAMÁTICA | ||
Professor: | Renata Línfer | |
Conteúdo de sala: | Formas prepositivas. | |
Tarefa de sala: | Exposição, pp. 30 a 32. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 34 q. 5 e p. 35 q. 1 a 3. | |
4. HISTÓRIA 1 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Período Joanino e o Processo de Independência. | |
Tarefa de sala: | P. 48. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
5. HISTÓRIA 1 | ||
Professor: | José Marcos | |
Conteúdo de sala: | Período Joanino e o Processo de Independência. | |
Tarefa de sala: | P. 48. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
6. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Unidade 3: As Tempestades do Romantismo. | |
Tarefa de sala: | Estudo das gerações poéticas românticas, pp. 73 e 74. | |
Tarefa de casa (PS): | Pesquisar e transcrever um exemplo de poema romântico nacionalista, ultrarromântica e condoreira. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário