INFANTIL II | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Maria Delfino. | |
Tema do dia | Projeto Fortaleza: Minha Cidade, Meu Espaço! Projeto Vivendo Com Saúde. | |
Atividades desenvolvidas | Roda de conversa sobre o final de semana e a leitura do livro do Literarte. Apresentação do Hino da Cidade de Fortaleza. Desenvolvimento da oralidade, conversando sobre os cuidados que devemos ter com a saúde, ressaltando a importância da ingestão de frutas e legumes nas refeições diárias. Realização de atividade no livro Pitágoras pp. 51 e 39. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Viliane Bento. | |
Tema do dia | Jogos e estafetas. | |
Atividades desenvolvidas | Jogos de correr, subir e saltar. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Colors and shapes. | |
Atividades desenvolvidas | Book pp. 10 and 11. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
INFANTIL III | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Rebeca Furtado. | |
Tema do dia | Projeto Fortaleza: Minha Cidade, Meu Espaço! Projeto Vivendo com Saúde. | |
Atividades desenvolvidas | Roda de conversa sobre o projeto vivendo com saúde. Adquirir noções de cuidados com o corpo, adotando hábitos de higiene. Livro Pitágoras p. 15. Desenvolvimento motor utilizando bolas. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | Enviar uma foto do aluno (a) no espaço preferido da casa, para a realização de uma atividade. | |
EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Viliane Bento. | |
Tema do dia | Jogos e estafetas. | |
Atividades desenvolvidas | Jogos de correr, subir e saltar. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Math basics. | |
Atividades desenvolvidas | Book pp. 18 and 19. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | Favor enviar uma foto do aluno e uma dos pais (separadas) para atividade da American Academy na Sexta 29/03. | |
INFANTIL IV | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Elika Monteiro. | AUSENTE |
Tema do dia | Projeto Fortaleza: Minha Cidade, Meu Espaço! Projeto Vivendo com Saúde. | |
Atividades desenvolvidas | Portfólio (Eu e minha família). Roda de conversa sobre os cuidados que devemos ter com a saúde, a higiene, alimentação. Construção da tabela de emoções. Caixa surpresa com os personagens do circo. Brincadeiras psicomotoras. Caderno de atividade. Confeccionando lembrança do circo. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro Pitágoras p. 19. Enviar registros de fotos da família em diversos pontos turísticos de Fortaleza, para realização de uma atividade em sala. | |
EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Viliane Bento. | |
Tema do dia | Jogos e estafetas. | |
Atividades desenvolvidas | Jogos de correr, subir e saltar. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Phonics. | |
Atividades desenvolvidas | Book pp. 17 to 19. | |
Tarefa de casa (PS): | Trazer duas imagens (diferentes) de meios de transportes na sexta-feira 29/03. | |
AVISOS | A professora Elika Monteiro foi substituída pela professora Amanda Marrocos. | |
INFANTIL V | ||
ATIVIDADES GERAIS | ||
Professor: | Cassandra Oliveira. | |
Tema do dia | Projeto: Fortaleza: Minha Cidade, Meu Espaço! Percepção auditiva. | |
Atividades desenvolvidas | Conhecer Fortaleza como nossa cidade, identificar os personagens do circo e brincar com rimas utilizando fichas. Livro p. 34. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 35. | |
EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Viliane Bento. | |
Tema do dia | Jogos e estafetas. | |
Atividades desenvolvidas | Jogos educativos e populares. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Tema do dia | Reading. | |
Atividades desenvolvidas | Book pp. 20 and 21. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
AVISOS | ||
1º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. HISTÓRIA | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Histórias de família. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 171, 172 e 173. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 174 e 175. | |
2. EDUCAÇÃO FÍSICA | ||
Professor: | Viliane Bento. | |
Conteúdo de sala: | Jogos e estafetas. | |
Tarefa de sala: | Jogos educativos e populares. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Você sabia que utilizamos a matemática todos os dias? | |
Tarefa de sala: | Livro p. 51. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. GEOGRAFIA | ||
Professor: | Élida Santiago. | |
Conteúdo de sala: | Brincadeiras de criança: o espaço de cada um. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 134 e 135. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Flora Bezerra. | |
Conteúdo de sala: | Reading. | |
Tarefa de sala: | Book pp. 19 and 20. | |
Tarefa de casa (PS): | Trazer imagens variadas de alimentos saudáveis e não saudáveis para atividade em grupo na sexta-feira 29/03. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Jeane Arruda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Descobrindo a vida. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 91 q.22, pp. 93 e 96. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 94 e 95. "Saber e Fazer" p. 48. | |
2. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Jeane Arruda. | |
Conteúdo de sala: | Revisão. | |
Tarefa de sala: | Aplicação da APP3. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
3. AMERICAN ACADEMY | ||
Professor: | Clive Kifumbi. | |
Conteúdo de sala: | Bridges to remember. | |
Tarefa de sala: | Reading book pp 6 and 7. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. GEOGRAFIA | ||
Professor: | Jeane Arruda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Representações do espaço da escola. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 48 e 49. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. GEOGRAFIA | ||
Professor: | Jeane Arruda. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 2: Representações do espaço da escola. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 50. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 44 e 45. "Saber e Fazer" pp. 66 e 67. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Izabelle Maia. | |
Conteúdo de sala: | Revisão de conteúdos. | |
Tarefa de sala: | Dinâmica. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
2. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Izabelle Maia. | |
Conteúdo de sala: | Revisão de conteúdos. | |
Tarefa de sala: | Orientação de Estudos (OE1) q. 1 e 2. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. GEOGRAFIA | ||
Professor: | Izabelle Maia. | |
Conteúdo de sala: | Revisão de conteúdos. | |
Tarefa de sala: | Dinâmica. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. INGLÊS | ||
Professor: | Clive Kifumbi. | |
Conteúdo de sala: | Months of the year, Celebrations. Aplicação da APP3. | |
Tarefa de sala: | Book pp. 39 to 43. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
5. GEOGRAFIA | ||
Professor: | Izabelle Maia. | |
Conteúdo de sala: | Revisão de conteúdos. | |
Tarefa de sala: | Orientação de Estudos (OE1) q. 06, 08, 09 e 10. | |
Tarefa de casa (PS): | Orientação de Estudos (OE1) q. 07. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Thiago Loreto. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 2. Fungos. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 49 a 53. | |
Tarefa de casa (PS): | "Saber e Fazer" pp. 93 e 94 q. 154 e 155. Livro p. 54 q. 13. | |
2. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Thiago Loreto. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 2. Vírus. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 52 q. 10, 11 e 12. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 54 q. 14. Pesquise e escreva na folha de PS, 3 importâncias que os fungos apresentam para nossas vidas. | |
3. LIV | ||
Professor: | Lucas Ledo | |
Conteúdo de sala: | Compreender a importância do papel de cada pessoa em um grupo e refletir sobre isso. | |
Tarefa de sala: | Reflexão e discussão. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Ana Paula Holanda | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Na trilha da gramática. | |
Tarefa de sala: | Correção coletiva do livro pp. 82 e 83. Livro pp. 84 e 85. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro pp. 93 e 94. | |
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Ana Paula Holanda | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Com todas as letras. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 86 e 87. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para ditado. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Ana Paula Holanda | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Na trilha da gramática. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 85, 86 e 93. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 94. | |
2. LIV | ||
Professor: | Lucas Ledo | |
Conteúdo de sala: | Trabalhar com diferentes perspectivas sobre um mesmo tema. Estimular o pensamento crítico. | |
Tarefa de sala: | Reflexão e discussão. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
3. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Ana Paula Holanda | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 3: Com todas as letras. | |
Tarefa de sala: | Livro p. 87. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 88. | |
4. CIÊNCIAS | ||
Professor: | Thiago Loreto. | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 2. Os fósseis revelam os seres vivos de tempos remotos. | |
Tarefa de sala: | Livro pp. 55 e 56 q. 16 e 17. Correção Coletiva da Atividade no caderno. | |
Tarefa de casa (PS): | Atividade no caderno. | |
5. ROBÓTICA | ||
Professor: | Thiago Loreto. | |
Conteúdo de sala: | DT - Caixa Eletrônica. | |
Tarefa de sala: | Resolução de questões do livro. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
6. ROBÓTICA | ||
Professor: | Thiago Loreto. | |
Conteúdo de sala: | DT - Caixa Eletrônica. | |
Tarefa de sala: | Montagem inicial da Caixa Eletrônica. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
OBSERVAÇÕES: | ||
6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Danrlley Maciel | |
Conteúdo de sala: | Unidade 2 - Capítulo 3: Operações com números naturais. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 73 q. 6, 7 e 8. | |
2. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Produção Textual. | |
Tarefa de sala: | Revisão. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD1. | |
3. TEATRO | ||
Professor: | Hiroldo Serra | |
Conteúdo de sala: | Livro 4º Ato. | |
Tarefa de sala: | Texto: A Noiva Cadáver. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Aspectos Gramaticais. | |
Tarefa de sala: | Revisão. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD1. | |
5. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Jogos. | |
Tarefa de sala: | Revisão. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD1. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1.CIÊNCIAS | ||
Professor: | Lígia Lima | |
Conteúdo de sala: | Reprodução dos seres vivos | |
Tarefa de sala: | Correção das PS. Revisão para AD1. Aplicação da APP3. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 65 e 66 q. 23 (A, B e C). | |
2. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Danrlley Maciel | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Potenciação e Radiciação. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS e entrega da APP3. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 43 q. 120, 121 e 122. | |
3. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Aspectos Gramaticais. | |
Tarefa de sala: | Revisão. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD1. | |
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Danrlley Maciel | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Raiz de ordem superior. | |
Tarefa de sala: | Exercícios no quadro, p. 43. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 43 q. 123 e p. 44 q. 124 e 126. | |
5. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Danrlley Maciel | |
Conteúdo de sala: | Capítulo 1: Expressões numéricas envolvendo as 6 operações (finalizando o capítulo). | |
Tarefa de sala: | Exercícios no quadro, p. 44. | |
Tarefa de casa (PS): | Livro p. 46 q. 131, 133 e 134. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
8º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERARTE | ||
Professor: | Marli Grando | |
Conteúdo de sala: | Ficha 4 - Pesquisa Vocabular. | |
Tarefa de sala: | Estudo do vocabulário com o auxílio do dicionário. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD1. | |
2. PRODUÇÃO TEXTUAL | ||
Professor: | Luciana Duarte | |
Conteúdo de sala: | Autobiografia. | |
Tarefa de sala: | Produção textual de uma autobiografia. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD1. | |
3. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Luciana Duarte | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento dos conhecimentos. | |
Tarefa de sala: | Correção de PS: p. 30. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para AD1. | |
4. PORTUGUÊS | ||
Professor: | Luciana Duarte | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento dos conhecimentos. | |
Tarefa de sala: | Pp. 56 e 57. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar AD1. | |
5. HISTÓRIA | ||
Professor: | Pedro Aníbal. | |
Conteúdo de sala: | Revolução Industrial. | |
Tarefa de sala: | Pp. 80 a 84. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 84 q. 6 (A, B e C). | |
OBSERVAÇÕES: | ||
9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL | ||
1. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento. | |
Tarefa de sala: | Revisão do conteúdo programático. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD1. | |
2. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Aprofundamento. | |
Tarefa de sala: | Revisão do conteúdo programático. Aplicação da APP3. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD1. | |
3. MIND LAB | ||
Professor: | Danrlley Maciel | |
Conteúdo de sala: | Jogos Poooolies e Move It. | |
Tarefa de sala: | Enquetes e Brainstorms. | |
Tarefa de casa (PS): | ||
4. HISTÓRIA | ||
Professor: | Pedro Anibal | |
Conteúdo de sala: | Revolução Russa. | |
Tarefa de sala: | Pp. 63 a 68. Aplicação da APP3. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 66 q. 1, 2, 3 e p. 69 q. 4. | |
5. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Apresentação da obra literária: "Missa do Galo", de Machado de Assis, ficha 5.4. | |
Tarefa de sala: | Leitura e interpretação oral do texto. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD1. | |
6. HISTÓRIA | ||
Professor: | Pedro Anibal | |
Conteúdo de sala: | Revolução Russa. | |
Tarefa de sala: | Pp. 69 a 72. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 69 q. 5 e 4 e p. 72 q. 7 e 8. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
1º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. BIOLOGIA | ||
Professor: | Fred Becco | |
Conteúdo de sala: | Ciclos Biogeoquímicos. | |
Tarefa de sala: | Resolução de PS. Texto, pp. 175 a 195. | |
Tarefa de casa (PS): | Postada no Classroom (código: nnv1tw2). | |
2. HISTÓRIA | ||
Professor: | Peninha | |
Conteúdo de sala: | Livro 1 - Capítulo 2: A Civilização Romana - sociedade e política. | |
Tarefa de sala: | Pp. 56 e 57. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 66 e 67 q. 10 (A, B, C) e pp. 74 e 75 q. 21 e 22. | |
3. HISTÓRIA | ||
Professor: | Peninha | |
Conteúdo de sala: | Livro 1 - Capítulo 2: A Civilização Romana - cultura. | |
Tarefa de sala: | Relacionar entre si as culturas grego e romana. Aplicação da APP3. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 57 e 58 q. 8 (A, B, C, D). | |
4. MATEMÁTICA | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Funções. | |
Tarefa de sala: | P. 91. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 92, 93 q. 14, 15, 16, 17. | |
5. BIOLOGIA | ||
Professor: | Fred Becco | |
Conteúdo de sala: | Ciclos Biogeoquímicos. | |
Tarefa de sala: | Resolução de PS. Texto, pp. 175 a 195. | |
Tarefa de casa (PS): | Postada no Classroom (código: nnv1tw2). | |
6. LITERARTE | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Apresentação da obra literária: "Missa do Galo", de Machado de Assis, ficha 5.4. | |
Tarefa de sala: | Leitura e interpretação oral do texto. | |
Tarefa de casa (PS): | Estudar para a AD1. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
2º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. ARTEDUCAÇÃO | ||
Professor: | Peninha | |
Conteúdo de sala: | Livro único - Unidade 4: Arte Renascentista. | |
Tarefa de sala: | P. 130. Aplicação da APP3. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 123 q. 1, 2, 3 e 4. | |
2. FÍSICA | ||
Professor: | Mônica Gurgel | |
Conteúdo de sala: | Termodinâmica. | |
Tarefa de sala: | Pp. 9 a 17. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 19 q. 10 (A e B) e q. 11 (A e B). | |
3. FÍSICA | ||
Professor: | Mônica Gurgel | |
Conteúdo de sala: | Termodinâmica. | |
Tarefa de sala: | Pp. 9 a 17. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 28 q. 12 (A, B e C) e q. 14 (A). | |
4. BIOLOGIA | ||
Professor: | Fred Becco | |
Conteúdo de sala: | Histologia e Fisiologia Vegetal. | |
Tarefa de sala: | Resolução de PS. Texto, pp. 103 a 115. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 103 q. 3 e pp. 105, 106 q. 4, 5 (A, B). | |
5. HISTÓRIA | ||
Professor: | Peninha | |
Conteúdo de sala: | Livro 7 - Capítulo 24: Os Estados Unidos da América no século XIX. | |
Tarefa de sala: | P. 19. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 32 e 33 q. 5, 6, 7 e 8. | |
6. HISTÓRIA | ||
Professor: | Peninha | |
Conteúdo de sala: | Livro 7 - Capítulo 24: A Independência da Hispano-América. | |
Tarefa de sala: | P. 23. | |
Tarefa de casa (PS): | Pp. 33 e 34 q. 9, 10, 11 e 12. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
3º ANO - ENSINO MÉDIO | ||
1. FÍSICA 1 | ||
Professor: | Mônica Gurgel | |
Conteúdo de sala: | Termodinâmica. | |
Tarefa de sala: | Pp. 16 a 18. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 23 q. 19 e 20 e p. 26 q. 21 e 22. C2 - Física B. | |
2. BIOLOGIA 1 | ||
Professor: | Fred Becco | |
Conteúdo de sala: | Origem da vida. | |
Tarefa de sala: | Resolução de PS. Texto, pp. 18 a 33. | |
Tarefa de casa (PS): | Postada no Classroom (código: jsk58xe). | |
3. MATEMÁTICA 1 | ||
Professor: | Paulo Oliveira | |
Conteúdo de sala: | Sistema de unidades. | |
Tarefa de sala: | Matemática C, unidade 2, capítulo 2. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 37 q. 1, 2, 3, 4. | |
4. LITERATURA | ||
Professor: | Vera Duarte | |
Conteúdo de sala: | Unidade 2 - Capítulo 1: Quinhentismo. | |
Tarefa de sala: | Estudo do Quinhentismo, pp. 30 a 34. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 35 q. 1 a 4. | |
5. QUÍMICA 1 | ||
Professor: | Sérgio Queiroz | |
Conteúdo de sala: | Termoquímica. | |
Tarefa de sala: | Correção da PS. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 54 q. 7, 8, 9, 10. Química B. | |
6. QUÍMICA 1 | ||
Professor: | Sérgio Queiroz | |
Conteúdo de sala: | Termoquímica: Lei de Hess e Entalpia de Ligação. | |
Tarefa de sala: | Explicação analítico-expositiva. | |
Tarefa de casa (PS): | P. 55 q. 1, 2, 3, 4. Química B. | |
OBSERVAÇÕES: | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário